EPI Inteligente
Departamento(s):
- Artes e Design
Sob a coordenação de Artes&Design, EPI inteligente e de baixo custo será fabricado por grupo interdisciplinar da Universidade
Com recursos do programa Soluções para Retomada, da Shell, expectativa é impactar cerca de 30 mil pessoas na Rocinha
Informações do projeto
Projeto envolvendo tecnologias de fabricação e informação para o combate à Covid 19, com foco no desenvolvimento de equipamentos inteligentes e de alto desempenho em manufatura aditiva e materiais reciclados.
Sob a coordenação do professor de Artes&Design João Victor Azevedo, e em parceria com o Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), a empresa Maré Relógios, o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), representado por Marcelo Balisteri, e o Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (NEAM), serão desenvolvidos protótipos físicos, especificamente um kit de equipamentos de proteção individual (EPI) para agentes comunitários de saúde.
Sobre o projeto
O utilitário contará com tecnologia embarcada de reconhecimento facial, sensor de temperatura e serão projetadas, no visor, informações do paciente - histórico de atendimentos e dos grupos sociais em que está envolvido - facilitando o reconhecimento e manejo de diversos casos. Segundo os desenvolvedores, ao mesmo tempo em que protege o profissional de saúde, o EPI permitirá um melhor monitoramento, controle e tratamento dos casos de COVID-19 nas comunidades em que atua.
A fabricação também promete baixo impacto de produção e descarte, pela utilização de materiais reciclados, podendo a própria comunidade contribuir com a matéria-prima.
O foco do projeto será a comunidade da Rocinha. Será dado um kit com máscara, shield e óculos para cada agente comunitário de saúde, bem como um shield inteligente para cada equipe de saúde da família. Espera-se que o projeto tenha impacto em cerca de 30 mil pessoas que são atendidas pela saúde da família do Centro Municipal de Saúde da Rocinha.
Metas
- Desenvolver protótipos físicos do EPI inteligente;
- Distribuir kit de EPI para agentes comunitários de saúde;
- Proteger os profissionais da saúde;
- Permitir um melhor monitoramento, controle e tratamento dos casos de COVID-19.
Mais informações
Acesse o site.