Primeira Infância Participativa e Inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade

Departamento(s):

  • Serviço Social

Este projeto tem como objetivo contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Organização das Nações Unidas) relacionados à educação na Primeira Infância e à criação de ambientes inclusivos, seguros e de prevenção à violência infantil. Tem como foco ampliar oportunidades de acesso à educação infantil para crianças na faixa de 0 a 5 anos que vivem em contextos de alta vulnerabilidade. No Rio de Janeiro, a equipe atua em 2 comunidades (Rocinha e São Gonçalo). O projeto, coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia), será desenvolvido em parceria com pesquisadores de outros quatro países: Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/CIESPI), África do Sul (Universidade da Cidade do Cabo), Essuatíni (Universidade de Swaziland) e Palestina (Universidade de Bethlehem).

Informações do projeto

O principal problema é a falta de acesso à educação infantil para crianças que vivem em contextos de pobreza, frequentemente muito expostas à violência, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral de crianças na Primeira Infância. O problema é bastante agravado no atual contexto de pandemia (Covid-19). O projeto visa contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS - Organização das Nações Unidas) relacionados à educação na Primeira Infância e à criação de ambientes inclusivos, seguros e de prevenção à violência infantil. Ele enfocará, mais especificamente, a meta ODS 16.2, que explicita o fim do abuso, da exploração, do tráfico e de todas as formas de violência e tortura contra crianças por meio do enfoque em ambientes de educação para a Primeira Infância (Early Childhood Education - ECE) e da prevenção à violência. Esta agenda global é particularmente pertinente diante de dados crescentes que demonstram as desigualdades profundas enfrentadas pela população jovem, em especial por aqueles em contextos de maior vulnerabilidade, acarretando, na maioria dos casos, a violação de seus direitos.

Sobre o projeto

Por meio de ampla rede de atores-chave e com quem temos trabalho há alguns anos, a proposta é identificar os principais problemas que dificultam ou impedem o acesso de crianças à educação básica e , utilizando metodologias participativas e inclusivas, engajar a comunidade (familiares e responsáveis, organizações, lideranças ) para a priorização da Primeira Infância na agenda local, na busca de soluções.

Metas

As principais metas do projeto são:

  • Explorar, desenvolver e analisar criticamente os conceitos e a aplicação da pedagogia participativa inclusiva na educação para a Primeira Infância;
  • Apoiar a interrelação entre comunidade e gestores em níveis municipal, estadual e nacional, visando ampliar as oportunidades de educação e desenvolvimento de crianças na Primeira Infância em contextos de alta vulnerabilidade;
  • Desenvolver metodologias participativas e métodos formulados com parceiros envolvidos no projeto, visando o engajamento de crianças, famílias e atores interessados e mobilizadoras do tema nas comunidades participantes;
  • Orientar/formar jovens pesquisadores;
  • Fornecer material relevante (informes de pesquisa, materiais audiovisuais, etc.) para atores-chave, de forma a subsidiar políticas públicas, além do engajamento direto com representantes envolvidos em processos de tomada de decisão.

Mais informações

O projeto foi formulado antes da situação crítica que atinge sobretudo as favelas e comunidades pobres nas periferias urbanas. Ele se encontra em desenvolvimento, conforme planejado, porém nos deparamos com situações novas de sofrimento e privações por parte dos residentes das comunidades onde atuamos, devido aos impactos da pandemia.

Doações são bem-vindas para suporte a famílias e organizações que atuam como apoio a crianças pequenas, sobretudo na Rocinha, onde temos diversos parceiros em relação de confiança por vários anos. Podemos direcionar recursos, principalmente a organizações que desenvolvem trabalho social e na área de saúde.

Clique aqui para conferir o caderno CIESPI sobre Primeira Infância, Saneamento e Zika.

Galeria