Movimento Seja Vivo
Departamento(s):
- Serviço Social
Pela iniciativa dos coordenadores e alunos dos grupos de pesquisa LEUS/PUC-Rio (Rafael Soares Gonçalves), GEASUR/UNIRIO (Celso Sánchez), foi formado o Movimento Seja Vivo, que tem objetivo de juntar profissionais que possam doar seu tempo e conhecimentos para produzir material de divulgação sobre o Coronavírus. O objetivo central do movimento é produzir informações de qualidade para áreas periféricas. Produzimos folhetos, arcamos com carros de som e produzimos mais de dez capítulos de um podcast sobre temas vinculados com o coronavírus. Acesse a página do Facebook aqui.
Informações do projeto
A Covid 19 não é democrática e rapidamente começou a impactar populações mais pobres, sobretudo os moradores de favelas do Rio de Janeiro. Compreendemos a necessidade de iniciativas, que traduzissem a prevenção para a realidade brasileira, e, mais especificamente, carioca.
Sobre o projeto
O projeto é construído com lideranças e alunos das favelas, já que o departamento de serviço social possui inúmeras lideranças faveladas. Inicialmente, trabalhamos com a informação e acreditamos que o momento atual deve se voltar para a retomada econômica com segurança, ou seja, continuar as medidas voltadas para higiene e estimular iniciativas, que promovam os eixos produtivos locais.
Metas
- Apoio a comunitária comunitária;
- Iniciativas de apoio aos moradores como distribuição de alimentos e material de limpeza;
- Construção de medidas de prevenção, como mapeamento dos assintomáticos.
Mais informações
Usaremos para iniciativas de apoio a população mais vulnerável, sempre com estímulo dos eixos produtivos locais (possibilidade de compra de máscaras na própria favela, como de alimentos e equipamentos de limpeza em negócios locais). Gostaríamos também de sistematizar nossa experiência à partir da editoração de livros eletrônicos.