Recriando com as Mulheres em Movimento

Departamento(s):

  • Serviço Social

Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com o EDUCAP - Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção, organização de base comunitária situada no Complexo do Alemão. Tem como objetivo contribuir com a geração de trabalho e renda de mulheres chefas de família residentes neste conjunto de favelas e que estão em condições de extrema vulnerabilidade, principalmente em decorrência da pandemia. Para tal, estamos realizando um mapeamento de 20 mulheres empreendedoras, seus produtos e serviços. Na sequência, pretendemos promover uma capacitação remota para contribuir com o desenvolvimento de seus pequenos negócios, realizar mentoria com planos de ação e assessoria tecnica para o uso mídias sociais, sempre buscando favorecer e fortalecer o trabalho em rede e o desenvolvimento local.

Informações do projeto

Com a pandemia foi criado um Gabinete de Crise no Complexo do Alemão sendo o Educap uma das organizações integrantes. Inicialmente foi realizado um cadastramento de 267 famílias, cujos resultados revelaram que 70% são mulheres chefas de família, 78% são negras ou pardas, 43% possui ensino fundamental incompleto, 60% não possui o CAD Único, sendo que somente 32% possui bolsa família com um valor médio de R$85,50 mensais, 89% possuem filhos menores de 18 anos. Deste grupo 85% não estavam trabalhando. Neste período o Educap já atendeu a mais de 4 mil famílias. Com a perda de seus postos de trabalho formal e atividades informais amplamente (re)conhecidas, as mulheres vêm buscando estratégias que possam contribuir com os impactos decorrentes da pandemia. Muitas estão inovando e buscando formas de empreender com pequenos negócios e/ou prestação de serviços. No entanto, é preciso apoia-las para que adquiram conhecimentos para que possam construir estratégias que possibilitem alavancar seus negócios, favorecendo a geração de trabalho e renda. Esta inciativa piloto oferecerá um processo formativo para que possam desenvolver a gestão de suas iniciativas, considerando o difícil acesso ao mercado formal de trabalho deste grupo majoritariamente constituído por mulheres pobres, negras, faveladas e com filhos. Assim, criaremos condições de apoiar uma rede de mulheres que possam ser autônomas e que possam ser inspiração as outras mulheres.

Sobre o projeto

Com o desemprego que atingiu e atinge as mulheres das favelas este projeto pretende apoiar as iniciativas empreendedoras que estão sendo criadas por muitas delas. Capacitaremos inicialmente 20 mulheres que já estão empreendendo pequenos negócios para que possam ser uma referencia positiva para suas famílias e sua comunidade. Nossa intenção futura é formar uma rede de produtos e serviços feitos por mulheres para que possamos incentivar e influenciar um consumo que valorize e reconheça o potencial das mulheres contribuindo com a redução das desigualdades sociais e de gênero. Para tal, acreditamos no uso da tecnologia como importante aliada e na assessoria técnica para o desenvolvimento dos seus negócios.

Metas

Realizar um processo formativo remoto com 20 mulheres em:

  • Educação empreendedora;
  • Gestão financeira;
  • Marketing de vendas;
  • Uso das mídia sociais para o negócio;
  • Mentoria e elaboração de planos de ação;
  • Assessoria técnica para gestão dos pequenos negócios.

Desenvolver um aplicativo que apresente e conecte os trabalhos destas mulheres para dentro e fora da favela como uma forma de integração com a cidade e da não segregação.

Mais informações

Financeiramente desejamos subsidiar as mulheres com um “capital semente” para que possam desenvolver seus negócios. Faz-se necessária a aquisição de equipamentos eletrônicos como tablet, computador ou telefone celular para que possam participar com melhores condições das aulas remotas, da assessoria técnica ou mesmo desenvolver o marketing de vendas nas mídias sociais. Como voluntários/colaboradores gostaríamos de contar com profissionais para ministrarem as oficinas remotas e “apadrinhamento” das inciativas. Acreditamos que a mentoria e assessoria técnica serão um suporte que resultará em negócios mais estruturados e melhor capacidade de desenvolvimento de habilidades e potencialidades.

Galeria